Categorias

Produtos

Destaques

Categorias do Blog

Categorias do Blog

Portugueses estão a comprar mais eletrodomésticos em vez de gadgets e máquinas fotográficas

Categoria: Notícias Data: Comentários: 0 Hit: 1290

Portugueses estão a comprar ...

A GfK estima ainda que todas as categorias de equipamentos tecnológicos tenham movimentado 2100 milhões de euros em Portugal, durante os primeiros nove meses de 2019.

Em nove meses, as vendas de equipamentos de eletrónica de consumo registaram uma quebra de 4,7%, revela o índice GfK Temax relativamente ao mercado português. Mas esta até nem é a pior das tendências apuradas pelos especialistas da GfK: entre o início de janeiro e o final de setembro, a venda de máquinas fotográficas e componentes associados registou uma quebra de 13,1%. Em sentido contrário prossegue a venda de grandes eletrodomésticos, que totalizou um 251 milhões de euros faturados nos três primeiros trimestres de 2019, refletindo um crescimento de 5,9%. A GfK estima ainda que todas as categorias de equipamentos tecnológicos tenham movimentado 2100 milhões de euros em Portugal, durante os primeiros nove meses de 2019.

As telecomunicações, onde se insere a venda de telemóveis, continuam a valer a principal fatia dos investimentos dos consumidores portugueses, com mais de um terço do valor aplicado em todas as categorias.

«As Telecomunicações são a categoria que menos cresce (0,8%) nos primeiros nove meses (de 2019), apesar de ser a que mais fatura (745 milhões de euros). Destaque para os smartwatches que, no terceiro trimestre, alcançaram uma excelente performance, mostrando a importância que este produto tem no mercado dos Wearables. Já os telemóveis básicos, sem funções smart, continuam a desenhar a sua curva de declínio, perdendo cada vez mais para os smartphones», refere um comunicado da GfK.

Segundo a empresa especializada em estudos de mercado, a categoria de Tecnologias da Informação, que engloba a venda de computadores, registou um crescimento de 2,9% face ao início do ano, mas regista uma perda de 1,5% face ao trimestre anterior.

«Depois de várias quebras na faturação registada nos últimos trimestres, os Pequenos Eletrodomésticos tiveram um aumento de 0,1% nas vendas, de julho a setembro. Neste período, aspiradores, ferros, preparação de alimentos e máquinas de café cresceram bem e acima da média do ano. No acumulado, os três primeiros trimestres do ano registam um crescimento de 2,7% nas vendas, com uma faturação de 198 milhões de euros», acrescenta o comunicado da GfK.

Fonte

Comentários

Deixe o seu comentário